10- O limite do mal

           

Atualmente, tenho lido algumas passagens bíblicas e, cada vez que leio com mais experiência de vida, fico mais impressionado com o que existe neste livro. Eu sou “do bem” e repudio qualquer tipo de violência, mesmo nos momentos de maior raiva. Eu concordo com o chavão: “Violência gera violência!” Portanto, não posso deixar passar em branco alguns pontos que registrei na última leitura, embora vários defensores radicais dos textos bíblicos justificarem as ações Divinas. Vou tentar organizar de maneira prática algumas passagens bíblicas que achei “interessantes”:

  • Deus amaldiçoou toda a humanidade e a criação devido ao ato de duas pessoas, Adão e Eva (Gênesis 3: 16-23 e Romanos 5: 18).
  • Com a ordem Divina, mulheres grávidas, crianças inocentes e animais morreram na ocasião do Dilúvio (Gênesis 7: 20-23).
  • Deus mandou pragas e doenças para acometer os Egípcios e seus animais, somente pelo motivo de ter o Faraó se recusado a permitir que os Israelitas deixassem o Egito (Êxodos 9: 8-11, 25).
  • Deus ordenou aos Israelitas aniquilar sem piedade os homens, mulheres e crianças de sete nações e roubar suas terras, demolir seus altares, despedaçar suas imagens sagradas e queimar seus ídolos (Deuteronômio 7: 1-2).
  • Deus matou o filho do Rei David por causa do adultério com Betsabéia (Samuel II 12: 13-18).
  • Deus solicitou a tortura e o assassinato de seu próprio filho (Romanos 3: 24-25).
  • Deus prometeu enviar para o sofrimento eterno todas as pessoas que não aceitassem o Cristianismo (Revelações 21: 8).
  • Na forma mais interessante de genocídio e torturas, Deus, em Números, capítulo 31, aprova a ordem dada por Moisés, nos versículos 17 e 18, de como os soldados israelitas deveriam tratar mulheres e crianças capturadas na guerra: "Matai, portanto, todas as crianças do sexo masculino. Matai, também, todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e elas serão vossas".
  • Já imaginaram Deus irritado? Existe a citação: "Eis o dia do Senhor que vem implacável e com ele o furor ardente da ira... Todo aquele que for encontrado será trespassado... As tuas crianças serão despedaçadas sob os seus olhos, as suas casas serão saqueadas e as suas mulheres violentadas... Os arcos prostrarão os meninos; eles não terão pena das criancinhas, os seus olhos não pouparão os filhinhos." (Isaías 13: 9, 15-18)
  • O sadismo pode ser observado quando Deus abre a terra para soterrar famílias inteiras (Números 16: 27-32). Lança o fogo para a destruição das pessoas (Levíticos 10: 1-2; Números 11: 1-2). Ordena que animais selvagens, como ursos (Reis II 2: 23-24), leões (Reis II 17: 24-25) e serpentes (Números 21: 6) ataquem pessoas. Autoriza a escravidão (Levíticos 25: 44-46). Ordena a perseguição religiosa (Deuteronômio 13: 12-16).
  • Até o canibalismo foi registrado: “Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.” (Jeremias 19: 9)
  • Exige, como em muitas religiões consideradas pagãs, o sacrifício de animais como meio de expiação dos pecados de seus proprietários (Êxodo 29-36).
  • No velho Testamento, encontramos um Deus com face “do mau” punitivo e sádico, que determina a execução para quem:

o   Trabalhar nos sábados (Êxodo 31: 15).
o   Praguejar contra os pais (Levíticos 20: 9).
o   Adorar outros deuses (Deuteronômio 17: 2-5).
o   Ser um bruxo, médium ou mago (Êxodo 22: 18, Levíticos 20: 27).
o   Envolver-se em atos homossexuais (Levíticos 13: 6-10).
o   Não ser virgem no dia do casamento (Deuteronômio 22: 20-21).

         Eu não posso acreditar que a Bíblia, principalmente, o Velho Testamento, apresente um Deus “do mau” e que tantas pessoas fechem os olhos para estas escritas. A própria Igreja Católica, na nossa curta história, tomou medidas parecidas com as descritas acima e, hoje, tenta se redimir pelo fato de estar perdendo espaço para outras religiões. Acredito na fé das pessoas. Tenho fé. Mas não posso aceitar um Deus que castiga e maltrata o seu próprio povo, a sua criação. Com todo o poder Divino, criando o céu e a Terra e todas as formas vivas, não teria Deus forma melhor de resolver os seus problemas?

Edson Perrone
ecperrone@gmail.com
  - VOLTAR -