6- Adão e Eva



Segundo a Bíblia, Adão e Eva formaram o primeiro casal criado por Deus. Adão é considerado, dentro da tradição judaico-cristã e islâmica, o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus a partir da terra (barro), seguindo a imagem do criador para domínio sobre a criação terrestre. Tal como Adão, Eva também foi criada diretamente por Deus, a partir de uma costela de Adão enquanto este se encontrava em sono profundo. O papel atribuído à mulher era de uma colaboradora e complemento do homem, e a expressão "têm de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre marido e mulher (Gênesis 2:18, 20-24). Ainda segundo o Gênesis, Eva e mais tarde Adão teriam comido o fruto proibido da árvore da ciência do "conhecimento do bem e do mal", e após o ocorrido, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infinita, surgindo a noção de pecado e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte.
É interessante como alguns seguidores da Bíblia acreditam nesta forma de criação como se fosse a única verdade, abominando qualquer possibilidade além do que “está escrito”, mesmo sem qualquer possibilidade racional. Citações da origem humana semelhante ao que diz o gênese bíblico podem ser obtidas na mitologia de vários povos em épocas anteriores à Bíblia, portanto, sugerem que versões podem ter chegado até às pessoas que escreveram a Bíblia e foram boas referências para o seu conteúdo. A utilização do barro como matéria-prima para a elaboração do ser humano pode ser verificada na mitologia suméria, na grega, maia, alguns povos mesopotâmicos, parte da mitologia chinesa e na crença iorubá, entre tantos outros. Os criacionistas se defendem utilizando estas informações como comprovação da veracidade do fato, entretanto, esquecem que muitos (MUITOS) outros povos não acreditam nesta forma de origem. Quem está certo?
Segundo a Bíblia, Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência. Caim matou Abel (embora o conceito de morte não devesse existir) e, ainda segundo a Bíblia, o Senhor disse: “Portanto quem matar Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que não o ferisse quem quer que o encontrasse”. Quem poderia encontrar Caim? Adão e Eva? Continuando: “Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe deu o nome do filho. Enoque”. Se a humanidade partiu de Adão e Eva, quem eram estas outras pessoas? Como Caim teria uma mulher?
Acreditar que um poderoso Deus, criou o homem a sua imagem é mostrar que o modelo foi mal escolhido e ainda precisa de muito tempo para ser aperfeiçoado. Vamos listar alguns problemas que poderiam ser rejeitados na inspeção de qualidade para se criar a espécie humana:  

  • A nossa coluna e nosso joelho sofrem com o excesso de peso que deveria estar distribuído pelas 4 patas.
  • A postura bípede dificulta o parto, provocando um parto demorado e doloroso.
  • O crânio não se reforçou o bastante para proteger o tamanho extra do cérebro humano.
  • O sistema imunológico humano não poderia ser mais simples? Bastava ser semelhante ao do tubarão.
  • Para que os problemas de incompatibilidades imunológicas entre a mãe e o filho que está sendo gerado e que pode causar a morte do bebê?
  • Qual a importância do apêndice vermiforme? Inflamar? Poderíamos nascer sem ele.
  • O nosso cóccix, o conhecido “osso da alegria”, serve apenas para doer após uma queda? Ou é um vestígio da cauda que herdamos de nossos ancestrais (muito raramente, nascem crianças com o cóccix aumentado, portanto, com rabo).
  • Que sadismo é esse de criar inúmeras doenças para o nosso corpo, muitas vezes causando grandes sofrimentos ou produzir crianças mal formadas geneticamente?
  • Será que alguma mulher gosta de menstruar? Que castigo!
 
O literalismo bíblico atrapalha os criacionistas que querem transformar uma linda metáfora em fato palpável. O ser humano mais coerente e pensante deve questionar essa possibilidade do homem ter nascido do barro, ter um sopro de vida, ter originado a mulher através de uma costela.
Como forma educativa é uma história maravilhosa, porque possui um início feliz e um fim triste. Deus lhes havia fornecido tudo de bom. Eles eram um homem bonito e uma bela mulher, sem qualquer mácula ou defeito físico ou de caráter. Viviam em um belo jardim que era a sua casa sem se preocupar com nada. Coroando tudo isso, Deus lhes dera a perspectiva da vida eterna. O início de suas vidas foi melhor que o de qualquer conto de fadas. Porém no final, Adão e Eva perderam tudo, e fizeram isso por conta própria, prejudicando toda a humanidade que veio depois deles. Este é um exemplo poderoso do preço do pecado, sem qualquer possibilidade de perdão. Eu me pergunto: Por que Deus não desfez sua obra e montou outro casal? Qual o objetivo de se ter a humanidade como é hoje? Diversão? Será que existe uma satisfação na observação de tantas diferenças (negativas e positivas)?
Edson Perrone


  VOLTAR -