7- Abiogênese Criacionista



      Abiogênese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") define, de um modo geral, o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva. Já o termo biogênese é uma hipótese biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. O consenso científico atual é que a abiogênese ocorreu a bilhões de anos, quando elementos químicos básicos deram origem à primeira célula.
         Os criacionistas acreditam que tanto a vida inorgânica quanto a vida complexa foi originada por um Criador, um Deus supremo. Na verdade estas pessoas radicais, que se consideram pesquisadores e utilizam a Bíblia como manual científico, só possuem um objetivo: criar uma grande confusão na cabeça dos seus seguidores, na tentativa, desesperada, de criticar a Teoria da Evolução.
         Estes radicais criam discursos calorosos e com grande impacto sobre seus fiéis, sendo ótimos oradores, conseguindo passar seus objetivos com grande ênfase para o seu público, que na maioria se limita a acreditar. Acreditam que a complexidade da vida é tão grande que só um Criador, um Deus, com poderes divinos, poderia ter executado esta obra. Não justificam como este Criador conseguiu tanta sabedoria, mas como esperado, a justificativa é sempre a mesma: Foi assim porque foi! E não cabe questionar o Divino.
         Será que os budistas que não se preocupam com a criação e os hindus que não acreditam em uma única criação, mas em criações cíclicas, estão errados? Será que estes povos, com número de seguidores maior que os que seguem a Bíblia, são os ingênuos, e só os que seguem a Bíblia estão certos? Quantas religiões já surgiram e desapareceram? Estamos em um processo constante de mudanças, evoluindo nossos conceitos (melhor, vou mudar o termo evoluindo para mudando, para não agredir os criacionistas) e novos caminhos e crenças devem surgir. A Bíblia errou tantas vezes, que deve ser analisada como um ótimo livro histórico e não como um manual científico como querem os desesperados criacionistas.
O criacionista Michael Denton, no seu livro “Evolution: A Theoryin Crisis”, cita que a complexidade da célula mais simples é tão grande, que é impossível aceitar que tal objeto possa ter sido colocado junto rapidamente por algum tipo fantástico, altamente improvável, de evento. Os criacionistas deliram com este tipo de publicação, acreditando que a Teoria da Evolução não passa de um grande milagre, mas um milagre sem Deus, como cita Adauto Lourenço (http://youtu.be/eB1gFNKTFz4). Neste ponto eu concordo com os criacionistas. Acho que a evolução é um grande milagre da vida, sendo Deus o acaso ou, simplesmente, o destino desta evolução. Os criacionistas citam que a vida pode ter sido iniciada de duas maneiras: uma errada, ao acaso, seguindo a Teoria da Evolução e outra certa, originada por um Criador. Só que os criacionistas cometem um equívoco, porque a Teoria da Evolução não trata da origem da vida e sim explica a origem da variabilidade das espécies que existem na Terra. Estes religiosos radicais dizem que acreditam na biogênese, portanto, Deus, um ser vivo, criou toda a vida existente na Terra. Faça! E é feito. Surja! E surgiu, sem qualquer explicação de como foram feitas as criações. É claro, tudo surgiu do nada, sem qualquer início ou matéria. Mas a Bíblia diz que o homem foi feito do barro, portanto, da matéria inorgânica e, assim, surgiu de uma abiogênese através das mãos de um artesão Divino. No Gênesis podemos observar quanto ela segue a abiogênese. Gênesis 11-E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi”. Em Gênesis 20 podemos encontrar a citação “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus”. Assim, como exemplo, os vegetais e alguns animais foram feitos da terra e da água. Só não explicam como surgiu Deus, se foi de outro Deus, ou surgiu, também, do nada? Já sei, não podemos questionar a origem Divina, foi assim porque foi!
Segundo os criacionistas, Deus criou todos os seres vivos perfeitos, completos e complexos, só não explicam como Deus foi tão criativo e muitas vezes sádico e masoquista. Qual seria a intenção deste Criador em criar tantos parasitas para a nossa espécie? Fico pensando no momento da criação, quando Deus pensou: “Vou criar uma tênia, um verme de 8 metros, para viver solitário no intestino humano absorvendo os nutrientes do homem”, ou: “Vou criar uma gazela linda, que só come capim, com patas enormes e com boa velocidade” e ao mesmo tempo: “Vou criar um leão, carnívoro, com grande força na mandíbula e dentes enormes para quebrar o pescoço da gazela, matando-a sufocada e, posteriormente, devorá-la esquartejando-a”. Vocês já imaginaram como Deus pensou para elaborar o ciclo reprodutivo de determinados besouros que colocam seus ovos no interior de aranhas, para as suas larvas se alimentarem lentamente da carne deste animal, provocando dores horríveis até sua morte. Eu fico muito triste quando vejo a incrível intenção Divina de criar determinados agentes patogênicos que fazem crianças sofrerem, muitas vezes sem cura. Conforme muita gente pensa, Deus tem seus motivos e seus mistérios, sabe o que faz! Será?

 
DENTON, M. Evolution: A Theory in Crisis. 3ªedition. Adler&Adler.1986

Edson Perrone